Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia

Organização que tem como missão, promover o desenvolvimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, por meio da prática coletiva de músicas.

Segmento: Música
Trabalho Realizado: Planejamento Estratégico

Em 2013 a iSetor atuou realizando o planejamento estratégico da organização. Após a aplicação de um questionário de pesquisa interno e a entrevistas de aprofundamento, foram realizados encontros e oficinas com os gestores para traçar o alinhamento institucional e orientar o alinhamento da visão e da missão da organização, estabelecendo os pilares estratégicos de atuação para o futuro.

site: neojiba.org

 

O Atelier NovoMundo é um atelier de artes plásticas que nasceu do encontro entre a pintora Sarita Roysen e o fotógrafo François Leriche e tem como proposta colocar a Fotografia e a Pintura no mesmo tempo e espaço. Os artistas começaram em 2010 sua busca de um novo mundo onde o belo e o harmonioso fossem as referências e a fusão das técnicas o foco do trabalho.

Segmento da organização: Artes Plásticas
Trabalho Realizado: Plano de Negócios Criativo; Planejamento Financeiro; Acompanhamento de Negócios

Em 2012 a iSetor elaborou o plano de negócios do Atelier e desde então vem acompanhando a implementação da estratégia mensalmente. Também em 2012, a iSetor foi responsável pela gestão de incentivos e prestação de contas da exposição Mini Mundo, realizada com patrocínio do Bradesco na galeria Sérgio Caribé.

site: ateliernovomundo.com

 

Empresa de comunicação estratégica e publicidade focada em planejamento estratégico, propaganda, branding, ativação de marca, estratégicas digitais e gestão de marca. Tem clientes como Bio Ritmo, L´Oreal e Dow Química.

Segmento: Publicidade
Trabalho Realizado: Planejamento financeiro; terceirização administrativa financeira

A iSetor iniciou o trabalho com a organização em maio de 2013, realizando planejamento financeiro. Desde dezembro de 2013, nos tornamos parte da equipe JUST, operando o setor financeiro e orientando o negócio estrategicamente. Durante este período a organização apresentou um rápido crescimento (cerca de 30 a 40%) e já tem apresentado diversos resultados.

site: justcom.com.br

 

Empresa responsável pela elaboração do almanaque Brasil de cultura popular.

Segmento: Mercado Editorial
Trabalho Realizado: Planejamento Estratégico

A iSetor foi contratada em 2012 para fazer um trabalho de planejamento estratégico da Andreato Comunicação e do Almanaque Brasil. Por meio desse planejamento estratégico, foram realizadas algumas entrevistas de diagnóstico com a equipe, além de uma série de levantamentos e um questionário de público interno.

Em seguida aplicamos uma oficina para reforçar e alinhar a visão e a missão da organização, e estabelecer as metas e performances dentro do planejamento estratégico para os próximos anos.

 

A Unibes – União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social – é uma organização fundada em 1915 que atende toda sociedade paulistana, no âmbito social auxiliando crianças, jovens, adultos e idosos. A instituição tem estrutura sólida que atende cerca de 14 mil pessoas atualmente por meio do desenvolvimento de projetos nas áreas de promoção humana, educação, saúde e cultura.

Segmento: Espaços e Eventos Culturais
Trabalho Realizado: Planejamento Estratégico

No final de 2013, a Unibes pretendia fortalecer suas atividades na área cultural, sendo necessário conseguir definir qual a missão específica da área de cultura da organização. Para realizar esta tarefa, a iSetor realizou diversas entrevistas com conselheiros e gestores que passaram pela Unibes e com a equipe interna, afim de entender quais eram as expectativas e as demandas. Além dessas entrevistas, foi realizada pesquisa de Benchmarking para identificar como outras organizações com o mesmo perfil atuavam no segmento da cultura. A partir das entrevistas e da pesquisa de benchmarking, foi realizada uma oficina de planejamento estratégico para identificar qual era a missão da Unibes na área cultural e quais as diretrizes para o trabalho neste segmento.

Site: http://www.unibes.org.br/

 

Empreendedores Criativos é uma plataforma de informação, sistematização de conhecimento e estímulo ao desenvolvimento de negócios da economia criativa. Engloba pesquisa, conteúdo, rede, conhecimento aplicado e formação para estudantes, profissionais, empresários e entusiastas das indústrias criativas. Este programa foi criado pelo Cemec em parceria com o Santander e teve duas edições: em 2011 e outra em 2013.

Segmento: Diversos
Trabalho Realizado: Programa de Capacitação em Negócios Criativos; Palestra

No programa realizado em 2011, a iSetor foi responsável pelo tema ‘Plano de Negócios Criativos’, realizando palestra e assessoria individualizada. Esta palestra está disponível no canal do Youtube e tem mais de 100 mil acessos. (veja aqui).

No programa realizado em 2013, a iSetor foi responsável pela coordenação do Criativar - Laboratório de negócios criativos do programa Empreendedores Criativos. Durante sete encontros semanais de 3 horas cada, sete empreendedores escolhidos por seleção pública de projetos, passaram por todas as etapas da elaboração de um plano de negócios e, por meio de uma metodologia especialmente desenhada para o programa, construiram uma versão base de seu plano de negócios.

Site: http://www.empreendedorescriativos.com.br/

 

Cemec é um centro de estudos voltado para os mercados de cultura, entretenimento e economia criativa. Atuam desde 2010 com a missão de desenvolver e profissionalizar esses setores no Brasil.

Segmento: Espaços e Eventos Culturais
Trabalho Realizado: Planejamento Financeiro; Terceirização Administrativa e Financeira; Cursos e Workshops

Em 2012, a iSetor elaborou o planejamento financeiro da organização e assumiu a gestão administrativa e financeira do Cemec até janeiro de 2013.

A iSetor também vêm desenvolvendo outras ações em parceria, como a realização de cursos e workshops.
Comentários sobre o último curso de Finanças aplicadas a Cultura, realizado nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2015, no CEMEC

-“Ótimo profissional, Curso bem elaborado e apresentado. Mostrou domínio do assunto e aplicou bem os conceitos à exemplos práticos. Dinâmico, simpático e preparado.”

- “Soube considerar a complexidade do assunto de maneira fácil de entender para mim que tenho conhecimento básico do assunto.”

- “Muito sensível às necessidades da turma. Ótimo conteúdo e organização para o objetivo do curso considerando o perfil da turma.”

- “Ótimo, didático e preocupado com a assimilação do assunto.”

Site: http://www.redecemec.com

 

A Casa da Treze, tombada e localizada no número 724 da Rua Treze de Maio, no bairro do Bixiga, foi construída em 1929. Em 2011, passou por minuciosa restauração buscando recuperar e preservar sua estrutura original, devolvendo à casa sua história: a arquitetura e o imaginário da época.

Segmento: Espaços e Eventos Culturais
Trabalho Realizado: Plano de Negócios

A iSetor elaborou o plano de negócios da Casa da Treze, que foi finalizado no início de 2014.

site: casadatreze.com.br

 

O Objetiva – Empreendedorismo em foco – é fruto de uma parceria entre o Sebrae Nacional e a Apro (Associação das produtores das audiovisuais) e tem o foco de capacitar os empresários do segmento audiovisual para aumentar a sua capacidade de gestão e, por conseguinte, aumentar sua capacidade de fazer negócio, tendo em vista o crescimento do mercado audiovisual nos últimos anos.

Iniciado em 2014, esse projeto prevê a capacitação de produtoras em 5 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Distrito Federal e Recife.Além da capacitação, o projeto prevê a publicação de “Guia Audiovisual” com os principais aspectos tratados nos cursos.

Segmento: Audiovisual
Trabalho Realizado: Programa de Capacitação em Negócios; Workshop; Publicações

A iSetor foi responsável pela coordenação pedagógica dos cursos, consolidando as ementas dos cursos, instrumentos de avaliação e fazendo o diálogo dos conteúdos com os professores contratados. Também foi responsável pela realização de workshops sobre Empreendedorismo Criativo e Gestão de Negócios Audiovisuais nas cidades de Curitiba/PR, Salvador/BA e Belo Horizonte/MG. Além da coordenação dos cursos, foi responsável pela organização pela organização editorial do Guia Audiovisual, que é um conjunto de 9 cadernos que reúne os principais conteúdos dos cursos. O guia será publicado no primeiro semestre de 2015.

site: objetivaudiovisual.com.br

 

Curso de Formação Integrada em Plano de Negócios Criativos e Planejamento de Empreendimentos Culturais é promovido pela Fundação Vale em parceria com o Laboratório de Inteligência Sociocriativa, por meio do programa Agir Criativo.

Segmento: Diversos
Trabalho Realizado: Programa de Capacitação

O curso foi realizado nos meses de outubro de novembro de 2014 e ofereceu 128 horas de formação integrada com foco na elaboração de planos de negócios culturais para empreendedores de São Luís/MA e Parauapebas/PA. Além de um projeto de capacitação, também visava definir empreendimentos para serem incubados pela Fundação Vale a partir de 2015. A iSetor foi a empresa responsável pela capacitação em Planos de Negócios Criativos, orientando a realização de mais de 30 projetos e negócios de diversos segmentos nas duas cidades.

Referencias:
fundacaovale.org/pt-br/noticias/ultimas-noticias/Paginas/empreendedores-culturais-sao-capacitados-programa-agir-criativo.aspx

fundacaovale.org/pt-br/noticias/ultimas-noticias/paginas/fomento-geracao-renda-cultura-tema-programa-fundacao-vale-sao-luis.aspx

 

É uma agência de comunicação que promove o relacionamento entre seus clientes e públicos de interesse de forma criativa, no intuito de conquistar credibilidade e agregar valores positivos a suas marcas.

Segmento: Publicidade
Trabalho Realizado: Gestão Administrativa e Financeira

A iSetor é responsável pela gestão financeira e administrativa da empresa desde fevereiro de 2014.

"O setor financeiro foi sempre uma dificuldade para a Q.Midia, já que não poderíamos contratar uma pessoa desta área. Quando descobri que havia uma empresa como a isetor no mercado, foi um grande alívio. Seus profissionais são todos de muito alto nível".

Mariana Queiroz – CEO da QMídia

Site: qmidia.com.br

 

O Polo Audiovisual Zona da Mata é resultante de um Programa de Cultura e Desenvolvimento Local iniciado em 2002 na cidade de Cataguases/MG, que envolveu lideranças culturais, sociais, empresariais e políticas, e suas organizações. Um projeto estruturante que combina conceitos de uma escola inovadora, novos modelos de incubadora e estúdios de produção, articulados a uma rede criativa e produtiva do audiovisual. Desde 2010 têm sido rodados diversos longa metragens na região, como “O menino no espelho” e “Meu pé de laranja lima”, além de um crescimento da produção regional. O Polo conta com o apoio do Sebrae Minas, Instituto Votorantim, Energisa, Fundação Ormeo Junqueira Botelho e Consórcio Intermunicipal de Cultura da Zona da Mata.

Segmento: Audiovisual
Trabalho Realizado: Planejamento Estratégico; Pesquisa

Erick, sócio diretor da iSetor, tem acompanhado as ações do Polo desde 2006. A partir de 2012, a iSetor iniciou oficialmente uma série de ações junto ao Polo que visavam, principalmente, a construção de um planejamento estratégico de longo prazo para o desenvolvimento da iniciativa, consolidando diretrizes, modelagem, governança, vocações e resultados.

Em 2012 e 2013 a iSetor coordenou a realização de duas missões técnicas, que tinham o objetivo de conhecer iniciativas de desenvolvimento de clusters criativos no Brasil e no mundo que pudessem servir de referência. A primeira missão teve como destino a Europa e foram visitadas iniciativas em Madrid/Espanha, Londres e Manchester/Inglaterra (o relatório da missão pode ser acessado aqui). Na segunda missão foram visitadas iniciativas no Brasil, tendo como destino o Recife/PE, Porto Alegre/RS e Florianópolis/SC.

A iSetor também tem apoiado o Polo na construção de relacionamento com os parceiros regionais e nacionais, como prefeituras, empresas parceiras e órgãos como Ancine, Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), Ministério da Cultura (MinC), entre outros. Um dos frutos dessa articulação é a constituição do Consórcio Intermunicipal de Cultura da Zona da Mata, o primeiro consórcio de Minas Gerais para a área da cultura que envolve os municípios de Muriaé, Cataguases e Itamarati de Minas.

Estas missões, junto com outras pesquisas referenciais, ajudaram na consolidação do modelo de atuação do Polo e resultaram na construção em 2014 de um Plano Trienal, que está embasando a nova etapa de articulação do Polo.

Site: http://poloaudiovisual.org.br/

 

Idealizado pelo Sebrae Minas, em parceria com o Governo do Estado, o Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa tem como objetivo ser um referencial de excelência na formação e na disseminação de informações sobre as relações entre criatividade, cultura, inovação, tecnologia e mercado, além de se estabelecer como uma plataforma de cooperação entre empreendedores do setor criativo.

Segmento: Audiovisual
Trabalho Realizado: Pesquisa de Mapeamento do Setor Audiovisual de Belo Horizonte

No segundo semestre de 2014, a iSetor realizou a uma pesquisa junto ao segmento audiovisual em Belo Horizonte com o objetivo de mapear, consolidar e analisar informações sobre a Rede de produtoras audiovisuais de Belo Horizonte, traçando um perfil das empresas atuantes, identificando os principais desafios e verificando as possibilidades de atuação do Sebrae Minas para a melhoria da competitividade do setor audiovisual. (veja aqui os resultados)

Site: economiacriativasebraemg.com.br

A Voltz é um escritório de design sediado em Belo Horizonte desde 1996, que desenvolve projetos multimídia, ambientes interativos para museus e outras aplicações, além de vídeos, animações, publicações editoriais e identidades visuais. Realiza trabalhos paralelos de experimentação de linguagem em diferentes áreas e suportes, tendo participado de eventos e exposições no Brasil e exterior. Recebeu prêmios por trabalhos nas áreas de cultura, tecnologia, moda e educação.

Segmento: Design
Trabalho Realizado: Gestão Administrativa eFfinanceira

A iSetor é responsável pela gestão financeira e administrativa da empresa desde janeiro de 2015.

Site: voltzdesign.com.br

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma entidade privada sem fins lucrativos, que atua em todo território nacional. É um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país. Desde 1972, trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte.

Segmento: Audiovisual
Trabalho Realizado: Workshop, Consultoria

O Sebrae PR desenvolve desde 2014 um trabalho específico junto às empresas do segmento audiovisual em Curitiba. Em março/2015 a iSetor realizou um workshop sobre “Planejamento estratégico audiovisual” e serão realizadas consultorias especializadas com as empresas participantes do programa até setembro/2015 para ajudá-las a consolidar os planos de negócio de cada uma delas.

Site: http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae

Segmento: Música
Trabalho Realizado: Programa de Capacitação em Soluções Estratégicas para o Segmento da Música

A iSetor é a empresa responsável pela condução do processo formativo, que está capacitando artistas, produtores e gestores de empresas do setor musical a encontrar soluções e a desenvolver a carreira de maneira sustentável. Foram selecionadas 9 carreiras e o processo formativo tem duração de um ano.

Durante o programa serão abordados tomas sobre aplicação do planejamento estratégico ao universo cultural, habilidades em gestão dos negócios e elaboração de um plano de negócios criativo para cada uma das empresas participantes. Fora isto, serão realizados workshops de Divulgação e Redes Sociais; Portfólios e Projetos de Captação; Leis de Incentivo e Editais; e Música Digital. Além dos workshops, também serão realizados 2 seminários abertos ao público.

Site: economiacriativasebraemg.com.br